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Caixa apresenta relatório atuarial e financeiro do plano de saúde

Depois de meses de atraso, o relatório atuarial e financeiro do Saúde Caixa referente a 2020 foi apresentado pela direção do banco, durante reunião do Conselho de Usuários, realizada nesta quarta-feira (31/03). Como este foi o primeiro debate do ano sobre o convênio médico, os conselheiros eleitos pediram um tempo para analisar todos os dados. Uma nova reunião extraordinária deve acontecer até o fim deste mês, para avaliar o desempenho da assistência.

A Caixa deveria disponibilizar as informações financeiras e atuariais do plano de saúde no fim do ano passado, mas, como sempre, enrolou o quanto pode e somente agora, no último dia de março, fez a apresentação. A empresa alegou dificuldades com a validação dos dados, devido a mudança de metodologia. Mas os conselheiros estranham a postura nada transparente, por isso, os dados devem ser analisados detalhadamente.

Outros assuntos foram tratados no debate de quarta-feira (31/03), com a qualidade do atendimento aos usuários, especialmente durante a pandemia. Os conselheiros repassaram aos representantes da Caixa problemas relatados por empregados ativos e aposentados como demora no retorno dos canais de comunicação disponibilizados pelo plano de saúde, na liberação de autorização prévia para os casos de home care e exames novos, bem como de autorizações de procedimentos.

O entendimento é de que a reestruturação feita na Vipes (Vice-Presidência de Pessoas) compromete a gestão do plano. Além da redução de empregados na área, o banco direciona para uma centralizadora a contratação de serviços. A preocupação é que essa medida afete a agilidade na contratação de novos credenciados e o relacionamento com aqueles que já prestam serviço ao plano de saúde.

Sobre a atualização cadastral, os conselheiros voltaram a cobrar que o APP e portal do Saúde Caixa tenham mensagens solicitando o recadastramento dos aposentados. A correção de valores das mensalidades de aposentados, cujo desconto continua com os valores dos vencimentos da ativa e credenciamentos de novos serviços também foram debatidos.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

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