Notícias

Bancos demitem mais de 10 mil funcionários

Em 2020, em meio a uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade, Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil desligaram mais de 10 mil funcionários. O número, divulgado pelo portal R7, deve ser bem maior, já que a Caixa ainda não divulgou os dados do ano passado.

O Bradesco foi o que mais demitiu: 7.754 bancários perderam o emprego. O Santander cortou 3.220 funcionários. Já o BB desligou 1.517 trabalhadores e o número vai aumentar consideravelmente nos próximos meses. Isso porque a instituição anunciou uma reestruturação que deve desligar 5 mil bancários.

Entre os pesquisados, apenas o Itaú ampliou o quadro de pessoal de 2019 para 2020, saindo de 94,9 mil para 96,5 mil.

Embora a Caixa ainda não tenha divulgado os números oficiais, a estimativa é de que a empresa também tenha reduzido o quadro significativamente. Levantamento preliminar feito pelas entidades representativas dos empregados revela que quase 4 mil empregados foram desligados no ano passado.

Pelos dados conhecidos até aqui, o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) aberto em 2020 para 7,2 mil empregados teve a adesão de 2,3 mil trabalhadores. Em dezembro, como a baixa participação, o PDV foi reaberto, mas até o momento não se sabe quantos aderiram.

Agências

O levantamento divulgado pelo portal R7 revela ainda que 1.692 agências e postos de atendimento foram fechados em 2020 por BB, Itaú, Bradesco e Santander, 1.083 somente no Bradesco que também deixou de operacionalizar 3.206 caixas eletrônicos. A estimativa do banco neste ano é fechar outras 450 unidades. Ou seja, mais demissões devem vir por aí.

Segundo a reportagem, um dos fatores que motivaram as demissões e o fechamento das agências foi a substituição de serviços realizados pessoalmente pelo uso de serviços digitais. A pandemia, que restringiu a circulação das pessoas, obrigou a utilização dos serviços pela internet ou pelo telefone. Mas o cenário não pode servir como justificativa para os bancos cortarem o quadro de pessoal.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.