Notícias

IPO do banco digital da Caixa é um golpe duro na nação

O banco digital da Caixa nem bem saiu do papel e já gera muitas discussões. Isso porque o grande capital privado já está de olho. A nova subsidiária, criada a partir do Caixa TEM, aplicativo utilizado para realizar o pagamento do auxílio emergencial aos mais de 100 milhões de brasileiros atingidos pela crise sanitária, é tão promissora que a direção da instituição financeira quer abrir o capital nos Estados Unidos.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a reportagem, enquanto aguarda a aprovação do Banco Central para segregar a operação, passo necessário para a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), a atual gestão do banco público prepara a inclusão na base do aplicativo Caixa TEM de um contingente de três milhões de beneficiários do programa Casa Verde e Amarela (substituto do Minha Casa Minha Vida) e de outras 19 milhões de famílias do Bolsa Família.

A representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, destaca que o avanço digital do banco público “é um exemplo de eficiência e inovação sem paralelo na iniciativa privada. Portanto, todo esse salto de qualidade tecnológica deveria ser usado para fortalecer o banco, melhorar a segurança das operações e impulsionar o seu papel como instituição pública, mas o que a direção da Caixa pretende é transferir toda essa herança para o banco digital e em seguida privatizar”. Ela votou contra a venda do banco digital.

Rita Serrano lembra ainda que “se o governo não tivesse um banco como a Caixa, uma instituição púbica com capacidade técnica, expertise e compromisso, o auxílio emergencial talvez tivesse que ser pago, em pleno século 21, com cheque enviado pelos Correios, como ocorreu nos EUA. A Caixa é um banco público, patrimônio da sociedade, e não podemos permitir seu fatiamento”.

Se sair do papel, o IPO do banco digital será mais um duro golpe contra a nação brasileira e abre ainda mais o caminho para a privatização da Caixa. Vale lembrar a direção da empresa também quer vender áreas rentáveis como seguros, cartões e loterias. Tudo isso ameaça a sobrevivência do único banco 100% público do país.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.