Notícias
MP 995 que privatiza a Caixa perde a validade

Perdeu a validade no último dia 3 a Medida Provisória 995, que privatiza a Caixa a partir de suas subsidiárias. Mesmo sem a MP ter sido analisada pelo Congresso Nacional, a mobilização contra as tentativas governo federal de venda do banco deve ser mantida. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Os efeitos nocivos da Medida tiveram impacto, pois a direção da empresa preparou a abertura de capital das subsidiárias. Apesar de ser uma vitória das entidades representativas, empregados e da sociedade, a MP trouxe consequências nos quatros meses que ficou em vigor.
Prova disso é que o governo continua insistindo na venda de ativos da estatal. O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do banco, Pedro Guimarães, já anunciaram que a abertura de capital da Caixa Seguridade e o banco digital podem acontecer em 2021.
Além das 412 emendas apresentadas contra a Medida Provisória 995, as entidades entraram com Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal e realizaram atos virtuais em defesa da Caixa 100% pública. Para a população, especialmente a mais carente, que recebe benefícios sociais operados pelo banco, e todo o país, os prejuízos da privatização da instituição financeira são incalculáveis.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|