Notícias

Homens interrompem tratamento na pandemia

Os exames de rotina, fundamentais para os diagnósticos precoces de diversas doenças, devem ser mantidos, apesar da pandemia causada pelo coronavírus. Um dado alarmante é que, por conta da crise sanitária, 55% dos homens acima de 40 anos não realizaram alguma consulta regular ou tratamento médico. Os dados são da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

A quantidade preocupa. Ainda mais neste mês, quando é promovido o Novembro Azul, campanha que tem o intuito de conscientizar para a importância da saúde homem e prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os pacientes do sexo masculino.

Neste ano, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que podem surgir 65.840 casos de tumor na próstata. Mas, como consequência da queda de consultas urológicas provocada pela Covid-19, nem todos os novos casos devem ser diagnosticados em 2020.

O PSA é o exame laboratorial (sangue) que tem a função de identificar a doença em assintomáticos. Porém, houve queda de 70% nos procedimentos. Os homens precisam procurar por especialistas para obter um diagnóstico precoce. Os sinais do câncer de próstata só aparecem quando o tumor está avançado.

As consultas anuais com urologistas são indicadas para os que têm a partir dos 50 anos. Caso apresente fatores de risco, como doença na família ou etnia negra, devem iniciar aos 45 anos. Além do PSA, para um diagnóstico completo do câncer de próstata, o homem deve fazer o exame do toque retal. Descobrir a doença no início aumenta as chances de cura.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.