Notícias

Caixa vai desligar empregados aposentados

A Caixa comunicou que vai aposentar, compulsoriamente, todos os empregados que se aposentaram pelo INSS pós reforma da Previdência (13/11/2019). A Emenda 103 determina esta medida não só no caso do banco público, como em todas as empresas públicas. Os trabalhadores com 75 anos ou mais também serão desligados.

Como está previsto um novo PDV para este ano, mais empregados devem sair da estatal e o déficit nos locais de trabalho vai aumentar, junto com a sobrecarga e cobrança por metas pra quem vai ficar. A Caixa tinha 101 mil bancários em 2014. Atualmente, não chegam a 84 mil, após tantos planos de demissão voluntária.

No comunicado, o banco informou que “os principais impactos identificados foram a previsão de rompimento de vínculo empregatício quando da aposentadoria com utilização de tempo de contribuição com a Caixa, aplicável às aposentadorias concedidas após a EC 103 e, ainda, a aposentadoria compulsória aos 75 anos no emprego público, observando tempo mínimo de contribuição”.

A reforma da Previdência trouxe alterações no sistema de Previdência Social prejudiciais aos trabalhadores. Agora, a Caixa, controlada pela gestão federal, resolveu adotar. Na contramão, grandes empresas devem bilhões para o sistema previdenciário e setores lucrativos da economia são isentos de contribuir com o INSS.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.