Notícias

Novembro Azul chama atenção para saúde do homem

O cuidado com a saúde do homem tem que deixar de ser tabu. Neste mês, a campanha Novembro Azul tenta quebrar a barreira do preconceito para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

O INCA alerta que a estimativa, para 2020, é que o país tenha mais de 65.800 casos da doença, apontada como da terceira idade. Em 75% das ocorrências no mundo, acometem homens com idade a partir dos 65 anos.

A AGECEF-BA apoia o Novembro Azul e entende a necessidade do diagnóstico precoce para a cura do câncer de próstata, sobretudo por ser o segundo mais comum entre os homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, perde somente para o câncer de pele não-melanoma.

Como os sintomas demoram para se manifestar, é essencial realizar exames preventivos (toque e de sangue, conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico) todos os anos. É recomendado que os homens procurem especialista a partir de 50 anos. Para os que têm histórico familiar da doença, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a visita anual ao médico seja, pelo menos, a partir dos 45 anos.

Os principais sintomas são dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Homens, fiquem atentos a todo os sinais e procurem o médico.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.