Notícias

Exames ajudam na detecção precoce do câncer de mama

O Outubro Rosa alerta para a necessidade de realizar exames periódicos para a detecção precoce do câncer de mama e acompanhar qualquer alteração na região (seios e axilas). Graças à tecnologia de diagnóstico precoce, a taxa de cura da doença tem sido superior a 90% dos casos. Para isso, o tratamento precisa ser feito nos estágios iniciais da doença.

Além do autoexame, as mulheres devem consultar o ginecologista ou mastologista para a realização de exames de rotina. A mamografia é apontado como o mais importante para o diagnóstico de câncer de mama. É um exame de imagem indolor capaz de detectar nódulos em fase inicial, impossível de serem apalpados. Mas também podem ser indicados a ressonância magnética, exame clínico e biópsia.

A orientação da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) e da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) é que todas as mulheres com mais de 40 anos façam a mamografia anualmente. A qualquer sinal de mudança, a exemplo de nódulos palpáveis, secreção pelo mamilo, alteração na pele, inversão do mamilo, abaulamento ou assimetrias nas mamas, o médico deve ser procurado.

Apesar de a incidência nos homens ser baixa do total de casos de câncer de mama, saúde não é brincadeira. As alterações genéticas podem contribuir para o aumento no risco de desenvolvimento da doença, sendo mais comum entre as que têm idade avançada, entre 60 a 70 anos.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.