Notícias

Obesidade é grande fator de risco para o agravamento da Covid-19

Em tempos de pandemia de Covid-19 é importante ficar atento a tudo o que pode agravar a doença. Nos noticiários fala-se muito dos cuidados que os idosos, pessoas com doenças pré-existentes e gestantes, enquadrados no grupo de risco, devem tomar. Mas a obesidade também é um fator grave, aponta um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a pesquisa, pessoas obesas correm alto perigo, não importando comorbidades, doença cardíaca, pulmonar, hipertensão ou diabetes. Alguns motivos explicam. Um é o fato de elas já terem uma resposta inflamatória desequilibrada. A obesidade é uma inflamação crônica de baixo grau, associada ao aumento excessivo das células adiposas.

Outros estudos também já apontaram que pessoas acima do peso têm mais receptores de ECA2, a porta de entrada do Sars-CoV-2 nas células. O Sars-CoV-2 também se multiplica nas células adiposas, de gordura.

Outra característica que agrava uma possível infecção por Covid-19 é que o obeso, por ser, muitas vezes, pré-diabéticos ou diabéticos, é uma pessoa com alto nível de glicose que, quando em excesso, prejudica o sistema imunológico porque afeta os macrófagos - células da primeira linha de defesa contra vírus.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.