Notícias

Setembro Amarelo ganha força e relevância na pandemia

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a campanha do Setembro Amarelo, que conscientiza a população sobre a prevenção ao suicídio, ganha ainda mais força e relevância.

No momento, o isolamento social é essencial para conter o avanço do vírus, mas é preciso também estar alerta para as questões ligadas à saúde mental, já que as medidas adotadas podem acabar agravando quadros de ansiedade ou depressão.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. No Brasil, passam de 12 mil casos oficiais por ano, mas o número é bem maior devido a subnotificação. Desse total, 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e transtorno bipolar. Diante disso, neste ano, a campanha alerta “É preciso agir!”.

No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) ajuda na prevenção do suicídio com atendimentos em total sigilo. Pessoas de todo o país podem buscar ajuda através do site www.cvv.org.br, ou por ligações gratuitas no número 188.

No caso de emergência, o SAMU, deve ser acionado pelo número 192. Em casos de salvamento, deve ligar para os bombeiros, no número 193. Mas, também é indispensável a busca por psicólogo, psiquiatra e grupo de apoio.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.