Notícias
Pesquisa mostra que 49% são contra venda da Caixa

O governo federal desmonta a Caixa e a grande mídia bate diariamente no banco mais importante do país, para desgastar a imagem e ter o apoio da opinião pública sobre a privatização. Mas, os brasileiros reconhecem a importância da instituição financeira para o país e 49% são contrários à venda. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10/09) e feita pela revista Exame e o Instituto Ideia revela ainda que 22% dos entrevistados são a favor da privatização, 19% são neutros e 9% não souberam opinar. Foram ouvidas 1.235 pessoas, por telefone, em todas as regiões do país.
A venda da Caixa voltou ao centro do debate depois da publicação, pelo governo federal, da Medida Provisória 995, no início de agosto. A MP abre caminho para a privatização do banco, uma vez que autoriza as subsidiárias a constituírem outras subsidiárias (inclusive pela incorporação de ações de sociedades empresariais privadas).
A matéria, que já recebeu 412 emendas, está na Câmara Federal e deve tramitar em regime de urgência a partir do dia 21 de setembro. Inclusive, o Senado realiza uma enquete para saber a opinião da sociedade sobre a MP. Até o momento, 19.403 pessoas votaram contra a medida e 619 foram favoráveis. A maior parte dos que são ouvidos sobre o tema é que o texto desrespeita não apenas a Constituição, mas também o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|