Notícias
Fenaban propõe reduzir a PLR. Comando não aceita

A sétima rodada de negociação, realizada nesta terça-feira (18/08), com a Federação Nacional dos Bancos foi uma verdadeira frustração. A Fenaban apresentou a proposta que reduz em até 48% a PLR (Participação de Lucros e Resultados) da categoria. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Prontamente, o Comando Nacional dos Bancários questionou a diminuição e ressaltou se tratar de uma proposta desrespeitosa a todos os trabalhadores que continuam desempenhando suas funções, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.
A Fenaban, por sua vez, não retirou a proposta e justificou que está perdendo rentabilidade. Mas não é bem assim. No primeiro semestre, os bancos tiveram lucro acima de R$ 28 bilhões. O resultado só não foi melhor porque as empresas elevaram consideravelmente as PDD (Provisões para Devedores Duvidosos).
Com os resultados, o Dieese fez uma projeção da PLR dos bancários para este ano, de acordo com as regras atuais. Pelos cálculos, a categoria terá uma redução de 25%. O valor é alto, mas as empresas querem sacrificar ainda mais os trabalhadores, com mudanças na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A próxima rodada está marcada para esta quinta-feira (20/08).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|