Notícias

Mais de 1 milhão de empresas fecham em junho

Apenas na primeira quinzena de junho, a pandemia causada pelo novo coronavírus fez cerca de 1,3 milhão de empresas de todos os setores da economia encerrarem as atividades temporariamente ou em definitivo no Brasil. É o que aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No total, segundo a pesquisa, 716.372 não devem mais abrir as portas. Dessas, 522,6 mil atribuem o fechamento aos efeitos causados pela pandemia. Outras 610.252 estão com as atividades suspensas apenas no momento. As empresas de pequeno porte, com até 50 funcionários, foram as mais afetadas. Isso devido a queda de vendas ou serviços comercializados.

De acordo com o IBGE, o país tem cerca de 4 milhões de empresas e 2,744 milhões em funcionamento. Entre as que estão em atividade, 70% informaram que a pandemia teve impacto negativo sobre os negócios. Outras 16,2% que o efeito foi pequeno ou inexistente e 13,6% que a pandemia trouxe oportunidades e até um impacto positivo.

Sobre demissões, as empresas em funcionamento relatam redução do quadro de funcionários. Aproximadamente, 950 mil negócios tiveram dispensa de trabalhadores.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.