Notícias

Comando solicita teste de Covid-19 para todos os bancários

Durante a reunião por videoconferência entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, nesta terça-feira (12/05), foi solicitada ampla testagem para detectar a presença de empregados infectados pelo novo coronavírus. Porém, a Federação Nacional dos Bancos informou que os testes disponíveis no mercado não são 100% infalíveis.

O Comando Nacional apresentou a necessidade de testar bancários, vigilantes e terceirizados na tentativa de evitar a disseminação da Covid-19 nas agências. Mas, os dois médicos representantes da Fenaban na reunião argumentaram que os testes disponíveis podem apresentar um falso negativo - quando pessoas podem ter o vírus e não ser detectado. Baseados em recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), informaram que não existe uma testagem de massa 100% confiável.

Segundo os especialistas, os sintomas devem ser mais importantes para indicar a realização dos testes. Os bancos alegam ainda que estão utilizando a telemedicina para atender os funcionários sintomáticos e encaminhando para exames. Sobre o reembolso do valor gasto por parte dos empregados que realizam o teste por conta própria, a Fenaban garantiu a devolução nos casos com prescrição médica.

Os representantes dos bancários criticaram também a postura equivocada de alguns bancos que utilizam os funcionários que fazem a limpeza no dia a dia para fazer o serviço de sanitização das unidades. Mas, de acordo com a Fenaban, as empresas estão inovando em relação ao processo de desinfecção das agências, com higienização muito mais rápida e eficiente. O Comando Nacional vai acompanhar.

Durante a discussão, a Fenaban aproveitou para elogiar a iniciativa dos bancários da Bahia que buscaram apoio do Ministério Público do Trabalho, do governo estadual e das prefeituras para resolver o problema das filas e aglomerações nas agências da Caixa. A ação rendeu frutos com a adoção de medidas por prefeituras de diversas cidades para garantir o distanciamento na fila e a saúde da população que busca o auxílio emergencial.

Sobre o afastamento de todos os trabalhadores que estão em agências com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, a Federação Nacional dos Bancos respondeu que não há uma uniformidade de procedimento entre as instituições financeiras. O Comando cobrou transparência nas informações e relatou diversos casos de contaminação nas agências. Mas, as empresas negam.

Uma nova negociação deve acontecer nos próximos dias para tratar sobre o teletrabalho. Alguns bancos estão anunciando o retorno às atividades normais no próximo dia 18. A medida é vista com preocupação pelas entidades representativas dos bancários, pois, segundo apontam especialistas, o pico da transmissão da Covid-19 no Brasil deve acontecer em junho.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.