Notícias
Desigualdade salarial entre homem e mulher é um problema

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço na sociedade. No mercado de trabalho, ocupam cargos antes dominados predominantemente pelos homens. Mas, ainda enfrentam muitos preconceitos. Um deles aparece todos os meses, no contracheque. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Mesmo ocupando as mesmas funções, no geral, elas têm salário menor. Em média, os homens ganham R$ 40,00 por hora trabalhada. Já as mulheres recebem R$ 29,00. Os dados estão em pesquisa divulgada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Na hora de cortar, as mulheres são os primeiros alvos. Segundo o levantamento, o desemprego é maior entre elas, 13,1% do total. Entre os homens, a taxa é 9,2%. Do total de mulheres desocupadas, 37% estão procurando emprego há mais de um ano.
O estudo mostra ainda que as mulheres gastaram 95% mais tempo em afazeres domésticos do que os homens. Em média, foram 541 horas a mais por ano, equivalente a 68 dias (considerando uma jornada de 8 horas/dia).
Redação AGECEF/BA
![]() |
|