Notícias
Protocolada a IPO da Caixa Seguridade

A Caixa dá mais um passo para abrir o capital da Caixa Seguridade. A oferta pública inicial de ações (IPO) já foi protocolada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A direção do banco espera uma oferta estimada em R$ 15 bilhões. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A iniciativa não é bem vista pelas entidades representativas dos empregados. Para Rita Serrano, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, o primeiro problema ao começar a privatizar partes da empresa, é que ela perde autonomia de decisão. O único interesse do acionista é o lucro, e esse não pode ser o único foco de um banco público.
Rita Serrano destaca ainda o exemplo do BB Seguridade. "Em 2017 o então presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, reconheceu como um erro a abertura de capital em 2013. Ele afirmou textualmente que 'a venda reduziu a fatia das receitas'. Disse ainda que os bancos devem evitar vender suas atividades principais", completa.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a direção do banco tenta abrir o capital da Caixa Seguridade. Em 2015 houve uma tentativa que acabou não vingando porque a taxa alta de desconto impediu.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|