Notícias
Caixa estuda abrir um novo PDV, diz Reuters

Uma notícia divulgada pela agência Reuters pegou os empregados da Caixa de surpresa. Segundo a matéria, a direção do banco estuda abrir um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) e também fechar agências em todo o país. A medida, de acordo com a Reuters, visa preparar a empresa para a venda de ativos. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A abertura de capital da Caixa Seguridade é o primeiro passo. A venda está prevista para abril. Além da área de seguros, a direção do banco quer emplacar para logo a abertura de capital da operação de cartões. Vale destacar que no ano passado foram vendidos R$ 15 bilhões de ativos da instituição.
As medidas prejudicam a capacidade do banco em realizar novos empréstimos e financiamentos para moradia e educação para a população, sobretudo a mais carente. No fim das contas, a Caixa vai perdendo sua característica de banco público, responsável pela gestão de importantes programas de inclusão social, para atuar sob a ótica do mercado.
Sobre o possível PDV, as entidades representativas lembram que a empresa precisa voltar a contratar. O déficit de empregados nas agências e departamentos da instituição é alto.
Desde 2014, o quadro de pessoal foi reduzido em mais de 20 mil. A demanda, no entanto, não cai. Pelo contrário, cresce. Um cenário propício ao surgimento de doenças relacionadas ao trabalho.
Dia de Luta
Para chamar a atenção do banco para necessidade de debater as mudanças previstas com a reestruturação, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) organiza um Dia Nacional de Luta, nesta quinta-feira (13/02), em todo o país. A orientação é para que os bancários vistam preto em sinal de protesto e realizem reuniões para debater com a sociedade os riscos que a Caixa corre.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|