Notícias
No mundo, concentração de renda é alta

Nos últimos 10 anos, o número de bilionários no mundo duplicou. Os 2.153 de super ricos somam riqueza maior do que 4,6 bilhões de pessoas. Quer dizer, aproximadamente 60% da população global. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Ainda segundo o relatório Tempo de Cuidar – O Trabalho de Cuidado Mal Remunerado e Não Pago e a Crise Global da Desigualdade, lançado pela Oxfam, os 22 homens mais ricos têm mais riqueza do que todas as mulheres da África.
Outro fator evidenciado pelo relatório, além do aumento da concentração de renda, é a desigualdade de gênero. As mulheres são responsáveis por 75% do trabalho de cuidado não remunerado. Enquanto isto, os donos das grandes fortunas acumulam cada vez mais riqueza.
A cada dia, mulheres e meninas em todo mundo dedicam 12,5 bilhões de horas ao trabalho de cuidado não remunerado. Como não recebem pela atividade, elas deixam de contribuir, pelo menos, US$ 10,8 trilhões por ano para a economia global.
Também foi constatada que a desigualdade de gênero precariza a condição de trabalho das mulheres fora de casa, pois 42% delas não conseguem emprego por ocupar todo o tempo com o trabalho de cuidado e do lar. Já entre os homens, o percentual é de 6%. Pouco.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|