Notícias

Brasil é líder em ligações indesejadas

Quem já não perdeu a paciência com tantas ligações indesejadas de empresas de call center ao longo de um só dia? Imagine no mês. Pois bem. As chamadas fazem do Brasil o primeiro no ranking de ligações inconvenientes, com 45,6 ligações por mês. O relatório é da empresa sueca Truecaller.

O país também aparece entre lá em cima quando analisados os spam por SMS. De acordo com o levantamento, o Brasil ocupa a quarta posição, com média de 87 mensagens por usuário ao mês.

Entre as ligações telefônicas, aquelas que partem das operadoras de telecomunicações e de provedores de internet são maioria (48%). Os serviços financeiros, fraudes e telemarketing registraram, respectivamente, 13%, 26% e 13% das chamadas. O relatório chama atenção para o crescimento do número de ligações de fraudes em apenas dois anos - de 1% para 26%.

Em julho deste ano, a Anatel disponibilizou um serviço Não Perturbe, para que os consumidores pudessem solicitar o bloqueio de chamadas indesejadas. A multa para a empresa que não cumprir pode ser de até R$ 50 milhões.

Outros países

Segundo a Truecaller, depois do Brasil aparecem Peru, Indonésia, México e Índia, com média de 25 a 30 ligações por mês. Os Estados Unidos estão em oitavo lugar, com média de 18 registros de chamadas indesejadas por pessoa. A Truecaller tem um aplicativo com mais de 150 milhões de usuários ativos ao dia. Os dados são levantados a partir da análise dos bloqueios desses usuários.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.