Notícias

Contra aumento da jornada, agências têm abertura retardada

Em diversas partes do país, as agências bancárias tiveram a abertura retardada em uma hora, nesta quinta-feira (21/11). Em Salvador, as ações se concentraram na região do Comércio. A paralisação faz parte do Dia Nacional de Luta contra a Medida Provisória 905, editada pelo governo federal na semana passada, e que aumenta a jornada de trabalho da categoria.

Pela MP, apenas os bancários que trabalham no caixa devem continuar com a carga horária de 6 horas por dia, 30 horas semanais. Os demais devem ter a jornada estendida para 8 horas. O texto ainda acaba com o descanso remunerado no fim de semana e feriado, abrindo possibilidade para que os bancos funcionem normalmente aos sábados, domingos e feriados.

O Comando Nacional dos Bancários cobra das empresas o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que tem validade até 31 de agosto de 2020. Para isso, quer incluir um aditivo à CCT reafirmando que os direitos serão respeitados por parte das instituições. Uma primeira conversa com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) já foi realizada na semana passada, dois dias depois do anúncio da MP.

Na próxima terça-feira (26/11), a negociação será retomada. A expectativa é boa, já que alguns bancos sinalizam que vão cumprir o acordo. É o caso do Bradesco que, durante a manifestação desta quinta-feira (21/11), informou que não tem a intenção de abrir as agências aos sábados. Uma boa notícia, já que a questão envolve também a segurança dos bancários e dos clientes.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.