Notícias

Bancários garantem a suspensão da MP 905

Depois de um longo dia de negociação e muita pressão do Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) suspendeu os efeitos da Medida Provisória 905 até que o processo negocial se encerre. A próxima rodada está marcada para o dia 26 de novembro.

A MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (11/11), além de ampliar a jornada de trabalho para 8 horas diárias e não mais 6 horas como é atualmente, abre espaço para que as agências funcionem sábado, domingo e feriado. Também compromete o pagamento da PLR, que poderá ser definido pela empresa, sem a necessidade de negociação com o movimento sindical.

Durante a reunião extraordinária, realizada nesta quinta-feira (14/11), o Comando Nacional deixou claro que não vai aceitar o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho. A intenção é construir um aditivo à CCT, com validade até dezembro de 2020, garantindo todos os direitos da categoria e, desta forma, neutralizar os efeitos da MP que atingem os bancários.

As entidades representativas já estudam formas de ingressar com ações judiciais para garantir que os bancos respeitem os direitos dos trabalhadores. Os representantes da Fenaban pediram que nenhum processo fosse feito antes de negociar com as empresas. Também se comprometeu em defender perante os bancos a assinatura do aditivo. Os detalhes serão debatidos no dia 26. Até lá, a categoria deve ficar mobilizada.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.