Notícias

Governo tira seguro-desemprego e abono da Caixa e do BB

A cada dia se descobre um novo ataque da Medida Provisória 905. Além de mexer em direitos dos bancários, com a ampliação da jornada de trabalho, a MP retirou da Caixa e do Banco do Brasil a exclusividade no pagamento do seguro-desemprego e do abono salarial, abrindo caminho para os bancos privados.

Segundo a medida, "os pagamentos dos benefícios serão realizados por meio de instituições financeiras, conforme regulamento editado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia". Na prática, reduz a atuação dos bancos públicos, fundamentais para o desenvolvimento do país. Uma decisão que prejudica toda a nação brasileira.

A MP que cria o contrato verde e amarelo foi anunciada pelo governo na segunda-feira (11/11) e formalizada nesta terça-feira (12/11). Entre outros pontos, ainda taxa em 7,5% o seguro-desemprego - um benefício recebido pelo cidadão que perde o emprego. Já as empresas, foram desoneradas e podem economizar mais de R$ 10 bilhões em cinco anos, caso façam contratações com a "carteira" verde e amarela. O prazo final do programa é 2022 e o público alvo é o jovem entre 18 e 29 anos que ainda não teve emprego formal.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.