Notícias
Câmara cria Conselho para analisar venda de estatais

A Câmara Federal estuda criar um conselho para analisar a venda das empresas públicas. A privatização é uma das prioridades do governo Bolsonaro e 17 estatais já estão na lista. Outras devem ser incluídas oficialmente a partir de 2020, mas o desmonte segue acelerado. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A intenção é aumentar a influência nas privatizações. A principal referência para a criação do conselho é o Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, encarregado de analisar eventuais riscos que investimentos estrangeiros em empresas do país podem trazer para os EUA.
Mas, engana-se quem pensa que o conselho barraria o processo de entrega do patrimônio nacional. Na verdade, dificilmente a venda vai parar se a sociedade não reagir. E não basta ficar nas redes sociais. É preciso tomar as ruas, afinal o programa de desestatização quebra a espinha dorsal de estatais importantes e estratégicas para o país.
É o caso da Caixa que há poucos dias leiloou a Lotex por um valor abaixo das avaliações de mercado. A venda foi mais um passo do fatiamento que o governo impõe ao único banco 100% público do país e responsável por políticas públicas fundamentais ao desenvolvimento da nação.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|