Notícias

Estresse pode ocasionar síndrome de Burnout

Assédio moral, metas abusivas, ameaça de desemprego e competição entre os colegas, crise econômica, perda de direitos. São muitos os problemas enfrentados pelos trabalhadores no Brasil atual. Embora o cenário seja ruim, é fundamental manter a "cabeça fria" para não deixar a "peteca cair", pois o estresse crônico pode causar síndrome de Burnout.

A doença é pouco conhecida pelos brasileiros, no entanto é cada vez mais comum. A ISMA-BR (Associação Internacional de Controle do Stress) aponta que 30% dos trabalhadores do país sofrem com o problema.

Psicanalistas explicam que o ambiente extremamente competitivo, a busca desenfreada por resultados estipulados pelas empresas e a sobrecarga de trabalho favorecem o esgotamento, a perda de interesse pelas atividades do trabalho, falta de motivação para trabalhar, maior irritabilidade, dificuldade de concentração. Todos sintomas da síndrome de Burnout.

Há ainda as questões físicas, como dor de cabeça com frequência, insônia, palpitações, pressão alta, tensão muscular e até gripe e resfriado com frequência. Uma das formas de prevenir a doença é identificar os limites da empresa e, se não der para fazer tudo em um dia, relaxar, pois as tarefas diárias do trabalho podem esperar. No final, a sua saúde física e mental vai agradecer.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.