Notícias

Outubro Rosa: atenção ao câncer de mama

Após o Setembro Amarelo, inicia-se mais uma importante campanha de prevenção à vida. É o Outubro Rosa, movimento criado em 1990 com o objetivo de alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre os possíveis fatores relacionados ao câncer de mama, uma doença que corresponde a 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o percentual é de 29%.

O símbolo de luta, conhecido internacionalmente, é o laço rosa, distribuído em diversas partes do país com a finalidade de estimular a participação de todas as pessoas na campanha, e chamar a atenção para a importância da realização de exames preventivos, inclusive o autoexame, método que permite a identificação de nódulos nos seios. Neste caso, a doença pode já estar em estado avançado.

A prevenção é fundamental, pois se detectado na fase inicial, o índice de cura é de 95%. Estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, neste ano, devem ser detectados 2.870 novos casos de câncer de mama na Bahia, Destes, 1.020 em Salvador. No Brasil, no ano passado, foram 59.700 registros da doença.

Apesar de raro, os homens também são diagnosticados. É o caso de 1% do total, aponta o INCA (Instituo Nacional de Câncer). Diante dos números, durante todo o mês, acontecem atividades e atendimentos gratuitos à população em diversas partes do país. Quanto antes for diagnosticado, melhor. Portanto, agende a sua consulta e previna-se.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.