Notícias

Suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo

Para quem acha que depressão é frescura, precisa conhecer os dados. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 11 milhões de brasileiros foram diagnosticados com o problema que apresenta sintomas de tristeza profunda, como baixa autoestima, ansiedade, mudanças de humor e transtornos mentais, levando milhares de pessoas a tirarem a própria vida. Isso faz do suicídio a segunda principal causa de morte no mundo.

As estatísticas apontam que a cada 40 segundos uma pessoa morre, e aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam todos os anos no mundo. No Brasil, segundo os dados, 32 brasileiros se suicidam diariamente.

Entre as categorias de trabalhadores, os bancários estão entre os que mais sofrem com a depressão. As metas abusivas, provocações e ameaças acabam gerando transtornos mentais em muitos trabalhadores que perdem a autoestima e, se não cuidados podem levar à depressão.

Dados INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) mostram uma realidade preocupante. O índice de bancários afastados por transtornos psicológicos aumentou 61,5% entre 2009 e 2017.

Na Caixa, quase 60% dos empregados se dizem sobrecarregados e mais de 30% relatam ter apresentado problemas de saúde decorrentes do trabalho. Um dos fatores foi a depressão.

Por isso, é fundamental estar atento aos possíveis sinais de alerta, respeitando a saúde física e mental dos trabalhadores e evitando a sobrecarga que pode levar à situações limite, possíveis de serem evitadas.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.