Notícias
Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de conscientização sobre a importância em prevenir o suicídio. No mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. O número também é alarmante no Brasil. Por dia, 32 pessoas tiram a própria vida e mais de 90% dos casos estão associados a problemas de cunho psicológico, muitas vezes gerado pelo ambiente de trabalho nocivo. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Os bancários conhecem bem essa realidade. Competitividade exacerbada, metas abusivas, pressão, cobranças fora do horário, ameaças de demissão, incertezas em reestruturações nada transparentes, perda de cargo e redução salarial estão entre as principais reclamações sobre os atuais modelos de organização das empresas. Os bancos estão na lista.
Não é em vão que a depressão e outras doenças disparam. Entre 2009 e 2017, o índice de bancários afastados por transtornos psicológicos aumentou 61,5%, aponta o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses casos, se não cuidados devidamente, podem ter como consequência o suicídio.
Uma pesquisa feita exclusivamente com empregados da Caixa recentemente aponta que falta no banco uma política de cuidado à saúde mental. Segundo o levantamento, quase 20% dos empregados ativos do bancos revelaram depressão e/ou ansiedade.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|