Notícias

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de conscientização sobre a importância em prevenir o suicídio. No mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. O número também é alarmante no Brasil. Por dia, 32 pessoas tiram a própria vida e mais de 90% dos casos estão associados a problemas de cunho psicológico, muitas vezes gerado pelo ambiente de trabalho nocivo.

Os bancários conhecem bem essa realidade. Competitividade exacerbada, metas abusivas, pressão, cobranças fora do horário, ameaças de demissão, incertezas em reestruturações nada transparentes, perda de cargo e redução salarial estão entre as principais reclamações sobre os atuais modelos de organização das empresas. Os bancos estão na lista.

Não é em vão que a depressão e outras doenças disparam. Entre 2009 e 2017, o índice de bancários afastados por transtornos psicológicos aumentou 61,5%, aponta o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses casos, se não cuidados devidamente, podem ter como consequência o suicídio.

Uma pesquisa feita exclusivamente com empregados da Caixa recentemente aponta que falta no banco uma política de cuidado à saúde mental. Segundo o levantamento, quase 20% dos empregados ativos do bancos revelaram depressão e/ou ansiedade.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.