Notícias

Bancos estão longe de cumprir lei de PCDs

Dados do Censo da Diversidade Bancária, realizado no ano de 2008 e 2014, revelam que os bancos estão longe de cumprir a lei 8.213/91, que prevê que empresas com mais de 1 mil empregados tenham 5% dos cargos ocupados por pessoas com deficiência (PCDs) ou reabilitados. A Caixa está na lista.

A primeira pesquisa mostra que apenas 1,8% das vagas nos bancos era destinadas a PCDs. Em 2018, houve uma melhora, mas ainda longe do ideal, 3,6%. A Caixa até o mês passado tinha um dos mais baixos índices. Dados da própria instituição indicavam que apenas 1,42% do quadro de empregados eram PCDs. O índice corresponde a menos de 1/3 do exigido pela legislação.

Mas, o Censo vai além e mostra que também existem obstáculos quando se trata de ascensão profissional. De acordo com o levantamento feito em 2014, cerca de 30% dos bancários com deficiência estavam há mais de 10 anos no banco. A média no setor é de 38,8%.

Um novo retrato do setor bancário deve sair em breve, com a realização do 3º Censo da Diversidade. A pesquisa, que deve ser aplicada até outubro, é uma oportunidade para buscar avanços expressivos em todos os segmentos, independentemente de sexo, gênero, raça.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.