Notícias
No CONECEF, prioridade é a defesa da Caixa

Defesa da Caixa 100% pública e das conquistas dos empregados, como o atual modelo do plano de saúde, estão entre as prioridades nas ações dos bancários para o próximo período e durante as reuniões com a direção do banco. A decisão foi tomada durante o 35º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa). Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Um dos assuntos mais discutidos foi a fragilização do direito do trabalhador e as ameaças sofridas pela Caixa nos últimos anos. Para muitos, o processo de privatização do mais importante banco público do país está em curso. Como exemplos citaram a intenção da atual direção de abrir o capital de algumas subsidiárias, como as loterias, cartões e seguros.
Diante do cenário, o grande desafio dos empregados é construir uma estratégia comum, capaz de dialogar com a sociedade, por meio de novas ferramentas de comunicação, tratando ainda sobre valores como solidariedade, tolerância e transparência.
Os empregados da Caixa ainda fizeram análise sobre as condições do mercado de trabalho pós reforma trabalhista. O discurso era de que a mudanças gerariam milhões de empregos.
Também possibilitariam a desburocratização do mercado. Mas, na prática, não houve abertura de novos postos de trabalho e as condições de trabalho pioraram e ficaram ainda mais desiguais.
Defesa do FGTS
O FGTS também foi pauta do 35º CONECEF. Por conta dos investimentos em moradia e infraestrutura, uma das resoluções aprovadas pelos empregados é a realização de uma atividade para conscientizar aqueles que optarem pelo saque do benefício nas agências da Caixa. A intenção é destacar a importância do FGTS para o desenvolvimento do Brasil.
O entendimento é que com a grave crise econômica, os brasileiros endividados vão acabar comprometendo a sustentabilidade do fundo ao utilizar os recursos para pagar dívidas.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|