Notícias
Mobilização contra trabalho no fim de semana

A Medida Provisória 881, que permite o trabalho bancário aos finais de semana, deve ser votado nesta quarta-feira (10/07). Para saber a opinião da sociedade sobre as mudanças que estabelecem livre mercado e atingem outras categorias além da bancária, o Senado Federal realiza uma pesquisa por meio do site https://www12.senado.leg.br/ecidadania. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A orientação é que os bancários participem e votem contra proposta. A medida é um retrocesso à luta dos trabalhadores por um ambiente de trabalho saudável e seguro. Muita gente não sabe, mas a proibição do trabalho aos sábados, domingos e feriados, uma conquista de 1962, foi uma forma de diminuir os altos índices de adoecimento na categoria.
Com uma jornada superior a oito horas até 1933, os bancários estavam entre os que mais se afastavam as atividades. Entre as doenças mais comuns, tuberculose e neurose decorrente da atividade laboral altamente estressante. Retirar o fim de semana de descanso pode aumentar o índice de afastamento que já é muito alto.
Dados do INSS revelam que entre 2009 e 2017, o número de trabalhadores de bancos afastados elevou 30%, saindo de 13.297 para 17.310. A maioria dos casos (61,5%) é decorrente de transtorno mental.
Outro fato ignorado pela MP 881 é a questão da segurança. Abrir as agências no fim de semana, quando a circulação de pessoas na cidade reduz, deixa os funcionários muito mais expostos às ações das quadrilhas especializadas.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|