Notícias
Caixa recorre para não contratar PCD

A Caixa ingressou com ação recorrendo à decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que acata pedido do Ministério Público e obriga o banco a contratar as pessoas com deficiências (PCD) aprovadas no concurso público de 2014 até que seja cumprida a cota prevista na lei 8.213/91. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Os recursos foram ingressados em maio, um mês antes de a direção do banco anunciar a contratação de 2 mil pessoas com deficiência. De acordo com a legislação, empresas com mais de 1.000 trabalhadores têm de ter no mínimo 5% dos cargos ocupados por PCDs ou reabilitados.
No entanto, dados da Caixa mostram que o índice na instituição financeira é de apenas 1,42%, menos de 1/3 do exigido pela lei, o que significa um déficit de mais 3.500 pessoas para o cumprimento da cota.
A decisão judicial representa uma importante vitória e tem o potencial de beneficiar milhares de pessoas. Vale lembrar que quase 3 mil aprovados no concurso de 2014 declaram ser PCDs.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|