Notícias

Bancários querem porta giratória em PABs

É preocupante o alto índice de ataques às agências que não possuem portas giratórias se comparado às ocorrências das unidades que contam com o equipamento de segurança. Por conta disto, o Comando Nacional dos Bancários ressaltou a necessidade da instalação de portas automáticas em PABs (Postos de Atendimentos Bancários).

Como há divergências entre as informações das empresas e do movimento sindical, o Comando aproveitou para cobrar o acesso às estatísticas detalhadas de ataques aos bancos, apresentada pela Fenaban. Dados do Dieese apontam crescimento de 37,2% de 2017 para 2018 nas ocorrências de saidinhas bancárias e de 22,6% nos casos com vítimas fatais.

Na segunda reunião de segurança bancária, nesta quarta-feira (26/06), a cobrança dos representantes da categoria também foi direcionada às agências de negócios. Os locais não contam com vigilantes e possuem caixas automáticos.

As instituições financeiras têm projetos de retirada das portas giratórias, apesar de o equipamento está previsto na lei nº 7.102, assim como o sistema de monitoramento e contratação de vigilantes. Porém, a Fenaban alega que tem trabalhado em um novo modelo de negócio que não oferece riscos por não ter atividades que envolvam numerários.

O Comando destacou que a retirada das portas giratórias aumenta a insegurança e coloca em risco bancários e clientes. A próxima reunião de segurança está marcada a segunda quinzena de agosto.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.