Notícias

Mudança na Caixa prejudica papel social

A direção da Caixa anunciou que pretende alterar o indexador para a correção da prestação do financiamento imobiliário da TR (Taxa Referencial) para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) - o índice oficial da inflação. A medida, segundo as entidades representativas dos empregados da Caixa, prejudica ainda mais o papel social.

A instituição financeira sempre teve os juros mais baixos e as condições mais vantajosas para a compra da casa própria. A mudança, portanto, enfraquece o banco público, além de diminuir a procura pelos serviços ofertados à sociedade.

Até o momento, BB, Bradesco, Itaú e Santander não mostraram que pretendem adotar o IPCA. A alteração deve ser adotada até o fim deste mês e valerá para os novos contratos.

O uso do IPCA como fator de correção ocasionar em maior pressão sobre o custo do financiamento imobiliário, já que há grande oscilação do índice de inflação em um período longo de tempo. Se for muito alta, as prestações ficariam ainda mais caras e impagáveis.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.