Notícias

PDV aberto pela Caixa causa preocupação

O Programa de Desligamento Voluntário (PDV) aberto pela Caixa nesta segunda-feira (20/05) preocupa as entidades representativas dos empregados, inclusive a AGECEF-BA (Associação dos Gestores Caixa). A medida não causaria problema, se o banco também convocasse os aprovados no concurso público de 2014.

O presidente Pedro Guimarães tem conversado sobre as contratações. Mas não prevê quando acontecerão, nem estima quantos serão chamados. Reportagem divulgada pela Reuters informa apenas que 25% dos que devem tomar posse serão pessoas com deficiência física.

Assim, sem a reposição das vagas abertas pelos bancários que deixam a instituição financeira, o quadro de pessoal continuará a cair. Em poucos anos, 17 mil deixaram a empresa. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2014, a Caixa tinha cerca de 101 mil empregados. Hoje são 84 mil.

Se o limite de adesões chegar ao esperado (3,5 mil), o número de trabalhadores vai reduzir para 81 mil, em média. Enquanto isso, a carteira de clientes cresce e passa dos 84 milhões. Como não poderia deixar de ser, a tendência é a sobrecarga aumentar e, junto com ela, as doenças ocupacionais que afastam os trabalhadores das atividades e pioram ainda mais o cenário nas agências de todo o país.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.