Notícias
LER/Dorts: doenças que mais atingem trabalhador

Entre 2007 e 2016, foram notificados 67.599 casos de LER/Dorts entre os trabalhadores. Nesse intervalo de tempo, o crescimento foi de 184%, passando de 3.212 casos em 2007 para 9.122 em 2016. As doenças são as que afetam os brasileiros, segundo o estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A pesquisa indica aumento na exposição dos trabalhadores a fatores de risco que podem ocasionar incapacidade funcional. As mulheres foram as mais atingidas pelas doenças, 51,7% do total. A maioria (33,6%) tem entre 40 e 49 anos.
Quando o recorte é feito por região, o Sudeste é o que tem maior taxa de notificações de LER/Dorts, com 58,4% do total dos casos registrados entre 2007 e 2016.
Os profissionais que atuam nos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos são os mais acometidos pelas doenças ligadas ao trabalho. Importante destacar que as LER/Dorts são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação.
Prevenção
Para prevenir agravos como esses, o Ministério da Saúde recomenda aos empregadores atenção à Norma Regulamentadora 17, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Também é importante que os empregadores promovam ações de educação em saúde aos trabalhadores em conjunto com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de cada região.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|