Notícias

Brasileiros deixam país em busca de emprego

Com a crise econômica e política e a alta taxa de desempregados, cada vez mais brasileiros decidem deixar o país em busca de oportunidades. Dados da Receita Federal mostram que 22,4 mil pessoas entregaram a declaração de saída definitiva do país no ano passado. Em 2017 foram 21,2 mil.

Até 2014 os pedidos de saída definitiva não superavam os 10 mil. Mas, depois do agravamento da crise econômica e política, não param de crescer. Japão e Canadá são alguns dos países que contratam estrangeiros, pois lidam com uma população mais idosa, portanto com falta de mão de obra.

Para se ter ideia, somente no Canadá, 1,3 mil brasileiros passaram a integrar o programa de recrutamento do governo, mesmo com todas as burocracias. Com o novo cenário, o Brasil representa o sexto maior contingente de contratados por meio da iniciativa, atrás apenas de Índia, China, Nigéria, Paquistão e Reino Unido.

Além do desemprego, a falta de investimentos em saúde e segurança pública também são um dos fatores que pesam na hora de decidir deixar o Brasil. Segundo a agência TGK, antes o objetivo mudou. Antes, os brasileiros deixavam o país para conseguir juntar dinheiro. Hoje são famílias inteiras procuram oportunidades e mais qualidade de vida no exterior.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.