Notícias

Bancárias recebem 82,8% do salário dos homens

Entre as 600 profissões de diversos níveis de formação, pelo menos em 357 o salário dos homens é maior do que o das mulheres. A categoria bancária está entre as que pagam remuneração menor para elas. Em média 17,2% a menos.

A pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) - feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do IBGE - é referente aos bancários contratados no mês de janeiro passado.

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mostra ainda que a diferença salarial persiste ao longo de toda a carreira. No desligamento, o valor médio da remuneração delas corresponde a 79% da dos homens que deixaram o cargo no mês de janeiro.

Embora constatado em toda sociedade e empresas de todos os segmentos econômicos, no setor bancário, existem algumas particularidades que tornam a constatação ainda mais grave.

Elas têm melhor formação do que seus colegas de trabalho, mas os melhores cargos e os salários mais altos ficam com eles.

O cenário é observado em todos os bancos. A Caixa tem o menor índice entre as instituições financeiras. Apenas 2,7% dos cargos de diretoria são ocupados por mulheres. O Banco do Brasil tem o segundo pior índice (4,84%). O Santander tem o maior, mas ainda muito baixo. Elas ocupam 20,20% dos cargos de diretoria na empresa. Itaú (12,7%) e Bradesco (5,12%) aparecem em seguida.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.