Notícias

Caixa tem quadro de pessoal limitado

Na Caixa, constantemente os empregados são surpreendidos com medidas ruins do governo federal. O quadro de pessoal do principal banco público do país foi limitado a apenas 87.250. Detalhe: a instituição financeira atende mais de 86 milhões de brasileiros.

A medida da Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União no dia 1º de março, acende a luz vermelha. Embora, o presidente Jair Bolsonaro tenha garantido que o banco não seria privatizado, é de conhecimento geral que o ministro da Economia, Paulo Guedes, defende justamente o contrário.

Ainda, de acordo com a portaria, entram na conta os empregados emprestados para a Caixa Participação (Caixapar) e para a Caixa Seguridade. A nova medida revoga determinação anterior, do dia 8 de janeiro, que estabelecia o número máximo de empregados da Caixa em 90 mil.

A decisão deve prejudicar ainda mais os bancários, com o aumento da sobrecarga de trabalho e maior exposição à doenças ocupacionais. Estudo recente mostrou que um em cada três empregados do banco tiveram algum problema de saúde nos últimos 12 meses, 60,5% dos casos relacionados ao estresse e outras doenças psicológicas.

Tem mais. A medida compromete o atendimento ao cliente, prejudicando todo o conjunto da sociedade. Vale destacar que a Caixa é responsável pela gestão de importantes programas de inclusão social. Portanto, a população mais carente tende a ser mais penalizada.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.