Notícias

A saúde dos bancários é tema de seminário

O alto índice de adoecimento no setor bancário, que resulta em afastamentos pelo INSS e aposentadoria por invalidez, chama atenção. Para discutir o assunto, neste sábado (23/02), a partir das 9h, será realizado o seminário Estratégia de enfrentamento ao adoecimento nos bancos. O debate acontece no Sindicato da Bahia, Mercês.

Resultado de uma política de gestão equivocada, nos últimos oito anos, houve aumento significativo do índice de adoecimento na categoria, não só de LER (Lesões por Esforços Repetitivos), mas principalmente de transtornos mentais.

Dados do INSS mostram que o número de bancários que tiveram benefícios acidentários ou previdenciários pulou de 13.297, em 2009, para 17.310, em 2017. Crescimento de 30%.

Se antes as lesões por esforço repetitivo eram as principais responsáveis pelos afastamentos e aposentadorias, hoje já não são mais. As doenças psicológicas tiveram alta de 61,5% no período e as enfermidades relacionadas as LER/Dorts cresceram 13%. O momento é, portanto, muito oportuno para discutir o assunto.

As palestrantes, a médica do Cesat (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador), Suerda Fortaleza, e a psicóloga Tereza Cristina tratam sobre as principais causas das doenças ocupacionais e as consequências do adoecimento na vida do bancário.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.