Notícias

Cada brasileiro joga fora 40 quilos de comida

Quando o assunto é comida, o brasileiro não economiza. Gosta de fartura. A despensa tem de estar sempre cheia e a mesa farta. Uma cultura que impulsiona o desperdício, segundo pesquisa da Embrapa, feita em parceira com a Fundação Getúlio Vargas.

Cada família brasileira joga fora quase 130 quilos de alimentos por ano, média de 41,6 quilos por pessoa. Os mais desperdiçados são arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%).

A abundância, mostra o estudo, está associado ao status. Famílias que enfrentaram muitas dificuldades no passado, por exemplo, gostam de mesa cheia, como forma de demonstrar que a vida melhorou.

Mas, não é a classe social que determina o desperdício. As famílias mais preocupadas em não jogar comida fora são as que adotam hábitos de consumo sustentáveis, destaca o relatório. Na prática, são aquelas que compram em menor quantidade, preparam lista e reutilizam as sobras para novas refeições.

Para quem tem poder aquisitivo menor, ter despensa sempre cheia também traz tranquilidade. Por isso, muitas vezes a comida é comprada e estocada em grandes quantidades. Uma realidade também para aqueles que não têm tempo para ir ao mercado com frequência e deixam a comida pronta para a semana. O problema é que o preparo de porções exageradas fazem com que, às vezes, parte da refeição termine no lixo.

O relatório destaca ainda que, além de pesar no bolso, o desperdício prejudica o meio ambiente.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.