Notícias

Para se aposentar, pobre trabalha mais

Como se não bastasse uma vida inteira apertada e de muita luta para sobreviver, na hora da aposentadoria os mais pobres ainda sofrem. Os trabalhadores com menor faixa de renda esperam em média seis anos a mais para se aposentar e só recebem metade do benefício dos demais trabalhadores.

De acordo com os dados da Secretaria de Previdência, quem solicitou ao INSS aposentadoria em 2018 por tempo de contribuição tinha, em média, 54,6 anos e ganhou cerca de R$ 1.984,75. Já os segurados que solicitaram o benefício por idade tinham, em média, 61 anos e só receberam R$ 969,08.

Por conta da dificuldade em permanecer por tanto tempo no mercado de trabalho formal - com carteira assinada e vinculado ao INSS - o mais pobre acaba se aposentando por idade, com exigências de 65 anos para homens, 60 anos para mulheres e tempo mínimo de 15 anos de contribuição.

Um dos principais alvos da reforma da Previdência é a aposentadoria por tempo de contribuição. O governo já sinalizou que defende o aumento das idades mínimas. A proposta, portanto, deve seguir os mesmos moldes que constam na matéria que tramita no Congresso Nacional, de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.