Notícias
Homem pode perder emprego para robôs

O trabalho do ser humano está perdendo valor, um movimento que vem ocorrendo mundialmente. Dados do Laboratório de Aprendizado de Máquina em Finanças e Organizações, da Universidade de Brasília, apontam que 54% dos empregos formais podem ceder lugar a um robô ou programa de computador. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Não é só isso. Até 2026 poderiam ser fechadas 30 milhões de vagas com carteira assinada, se todas as empresas decidissem substituir trabalhadores humanos pela tecnologia já disponível. Foram avaliadas 2.602 empresas brasileiras.
O estudo considera as contratações para as ocupações mais ameaçadas, como engenheiros químicos e carregadores de armazém. Ainda, de acordo com o relatório, que usa dados da Rais, do Ministério do Trabalho, cerca de 25 milhões de trabalhadores ocupavam vagas com alta probabilidade de automação.
O estudo destaca que com o enfraquecimento dos sindicados e das entidades que defendem os interesses dos trabalhadores, lutar contra essa tendência tem ficado mais difícil.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|