Notícias

Caixa fecha 2.493 postos de trabalho em 2018

A direção da Caixa anunciou que estuda convocar 2,5 mil aprovados do concurso de 2014. O número é quase o mesmo dos que deixaram a instituição no ano passado. O principal banco público do país cortou 2.493 vagas em 12 meses.

A redução é resultado de dois programas de desligamento voluntário, lançados em fevereiro e novembro. Somente em dezembro, foram fechados 1.435 postos de trabalho, de acordo com a Análise por Setor de Atividade Econômica, feita com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Os dados mostram ainda saldo negativo dos bancos múltiplos. Foram menos 105 empregos. Somadas, Caixa e demais instituição financeira eliminaram 1.540 vagas em dezembro de 2018.

Entre os contratados, a pesquisa mostra que a maioria está na faixa etária até 29 anos, em especial entre 18 e 24 anos. As demais faixas etárias apresentaram saldo negativo.

Outro dado que não muda é sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres. As bancárias admitidas receberam, em média, R$ 3.696,33. O valor corresponde a 75,2% da remuneração média dos bancários. A diferença é verificada também no desligamento. O salário delas fica em torno dos R$ 5.879,46, o que representa 76,8% do recebido pelos homens.

As demissões sem justa causa representaram 53,4% do total de desligamentos no setor. Já as saídas a pedido do trabalhador foram 38,2%.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.