Notícias
Maioria dos brasileiros é contra privatizações

A maioria dos brasileiros é contra privatização de empresas públicas e mudanças que visem mais flexibilização da CLT, aponta pesquisa Datafolha. Segundo a sondagem, 60% dos entrevistados discordam da ideia de vender as estatais brasileiras e 57% são contra a retirada de direitos trabalhistas. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Apenas 34% das pessoas ouvidas concordam que o governo deve vender o maior número de empresas possíveis. Nesse universo, a maioria (56%) está entre os mais ricos do país. Os homens, pessoas com nível superior completo e moradores das regiões Centro-Oeste e Norte também estão entre os favoráveis às privatizações.
Segundo o Datafolha, mulheres, pessoas com escolaridade média, moradores do Sul e do Nordeste são a maior parte entre os que são contra a venda das estatais. A privatização das empresas públicas federais está entre os assuntos que mais causam confusão no governo. Ninguém se entende.
O próprio presidente Jair Bolsonaro já deu declarações dizendo ser favorável à venda e depois de repercussão negativa voltou atrás. Na semana passada, levantou dúvidas sobre a compra da divisão de aviação civil da Embraer pela Boeing, ao afirmar que vê ameaças ao que ele chamou de "patrimônio nosso".
Sobre o aprofundamento da reforma trabalhista, a pesquisa indica que 40% apoiam a medida e 3% disseram não ter opinião sobre o assunto. O instituto Datafolha ouviu 2.077 pessoas em 130 cidades, em 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|