Notícias

Brasil é o país mais ansioso e estressado da América

Pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que o Brasil é o país mais ansioso e estressado da América Latina. Nos últimos 10 anos, mais 322 milhões de pessoas foram diagnosticas com depressão em todo o mundo. O número corresponde a 4,4% da população mundial. No Brasil, 5,8% têm o problema - o maior índice da América Latina.

O país também é líder de pessoas diagnosticadas com transtorno de ansiedade, 9,3% dos habitantes. A OMS mostra ainda que o índice é maior entre as mulheres, 7,7% são ansiosas e 5,1% têm depressão. Entre os homens o índice cai para 3,6% nos dois casos.

A pesquisa alerta para a importância em identificar as diferenças entre as duas doenças para que o tratamento seja adequado e apresente resultado positivo, com melhoria na vida das pessoas.

Outros estudos apontam que o diagnóstico de depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e no sentido contrário, ansiedade para a depressão em 24% dos casos. Por isso é importante buscar a ajuda de um especialista para evitar que o quadro se agrave.

A ansiedade se torna patológica quando o indivíduo começa a sentir medo de forma exagerada, não consegue relaxar, tem sensação de que algo ruim está para acontecer, fixação em seus problemas, pavor de situações difíceis, dificuldade de concentração, fadiga, irritabilidade, problemas sexuais, dificuldades para dormir. Já a depressão é um distúrbio emocional caracterizado por tristeza profunda e baixa autoestima.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.