Notícias
Novos acordos reduzem salários dos profissionais

Os acordos salariais fechados em 2018 resultaram em uma queda média de 20,4% no valor dos salários dos trabalhadores, contra 18,5% em 2017. Os dados são do Salariômetro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Em números, segundo o levantamento, 149 acordos reduziram a remuneração e a jornada dos profissionais em 2017. No ano passado, até novembro, 55 acordos terminaram com diminuição salarial.
O Salariômetro mostra ainda que o reajuste médio nas remunerações foi de 2,9% em 2018, o que mostra aumentos salariais abaixo da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que ficou em torno de 4%. Vale lembrar que os bancários garantiram reajuste salarial de 5%, com aumento real de 1,31%. Uma campanha vitoriosa, sobretudo se analisado o cenário nacional.
Ainda, de acordo com a pesquisa, no ano passado, o Brasil não criou as vagas de emprego esperadas. Também não houve redução na precarização das relações trabalhistas. Pelo contrário. A relação entre empregado e patrão ficou mais desigual depois da reforma trabalhista.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|