Notícias
Caminhada pode prevenir doenças física e mental

O custo é zero e na cidade há diversos locais para fazer. A caminhada, atividade física preferida entre as pessoas, realmente faz muito bem para a saúde. O exercício reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabete tipo 2, derrame cerebral e alguns tipos de câncer. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso fazer, pelo menos, 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Estudos revelam que, geralmente, o motivo inicial de quem caminha é a perda de peso. Por não precisar de equipamentos, roupas especiais e infraestrutura complexa, a caminhada é uma das principais iniciativas de quem deseja ver os números na balança diminuindo.
No entanto, a atividade vai muito além da aparência física. Faz bem também para a saúde mental. Estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido, mostra que a caminhada, especialmente se feita em áreas verdes ou próxima ao mar, é capaz de melhorar o humor, a autoestima e ajuda no combate à depressão, devido aos níveis de endorfina liberados frequentemente.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|