Notícias

Campanha alerta para violência contra a mulher

Em todo o mundo, começou domingo (25/11) e vai até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), a campanha 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra a Mulher, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas). O tema deste ano é Pinte o mundo de laranja: #meescutetambém.

A intenção é alertar para a necessidade de ouvir e acreditar nas vítimas sobreviventes e, sobretudo, acabar com a cultura do silêncio que impede a ruptura do ciclo de atos violentos e abusivos. No Brasil, a campanha tem mais cinco dias extras e se inicia em 20 de Novembro, com o Dia Nacional da Consciência Negra.

Os números sobre violência contra a mulher no país são alarmantes. No primeiro semestre deste ano, foram identificados 994 homicídios. Desses, 27 caracterizam-se como feminicídio – motivado pelo fato de a vítima ser do sexo feminino. No período, ocorreram ainda 118 tentativas de homicídios e 547 tentativas de feminicídios.

Os dados, da Central de Atendimento à Mulher, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos, identificam também 79.661 casos de violência, a maioria (37.396) referente a violência física. Do total de registros, 63.116 foram classificados como violência doméstica, o que abrange abusos físicos, psicológicos e econômicos contra a companheira ou integrante da família.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.