Notícias
Brasil registra 40% dos casos de feminicídios da AL

A cada 10 feminicídios registrados nos 23 países da América Latina e Caribe, quatro ocorreram no Brasil. Os números, referentes a 2017, são da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas). Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Segundo o levantamento, foram, pelo menos, 2.795 assassinatos no período, sendo 1.133 no Brasil.
O documento foi divulgado pouco menos de uma semana do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher – no domingo, 25 de novembro. O relatório chama atenção para os principais desafios para abordar o tema e reduzir os índices alarmantes. Destaca ainda que todas as formas de violência que afetam as mulheres estão determinadas, para além da condição sexual e gênero, como diferenças econômicas, etárias, raciais, culturais e de religião.
De acordo com a Cepal, se houvesse esse discernimento, as políticas públicas considerariam a diversidade das mulheres e as diversas formas de violência direcionada para essa parcela da população. A comissão ressalta que, embora 18 países latino-americanos tenham modificado as regras para que o crime seja assim tipificado, agravando a pena, o número de ocorrências segue alto.
Além do Brasil, que caracterizou esse tipo de crime em 2015, com a lei 13.104, a lista tem Costa Rica, Guatemala, Chile, El Salvador, Argentina, México, Nicarágua, Bolívia, Honduras, Panamá, Peru, Equador, República Dominicana, Venezuela, Paraguai e Uruguai.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|