Notícias

Trabalho ameaçado nos bancos federais

O presidente eleito Jair Bolsonaro nem tomou posse, mas a caça aos trabalhadores das empresas públicas já começou. A denúncia foi feita pelo jornal O Estado de São Paulo. A reportagem trata sobre perseguição aos empregados de carreira que, porventura, venham a discordar das medidas impostas pelo novo governo.

Ainda, segundo a matéria, estão sendo formados grupos de "voluntários" para fazer um levantamento sobre os trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB e Banco da Amazônia.

O BB seria o principal alvo no primeiro momento, destaca a reportagem. A intenção é preencher as vagas das funções mais elevadas apenas por indicação, acabando com o atual processo seletivo, com critérios estabelecidos em acordo.

No caso do Banco do Brasil, apenas os cargos de presidente e vice-presidentes podem ser ocupados por indicações externas. Na Caixa, recentemente, uma mudança no estatuto, também abriu a possibilidade para as diretorias de áreas de controle (Jurídica, Auditoria e Corregedoria) terem agentes do mercado e não mais do corpo de empregados do banco. Um retrocesso que coloca em risco a carreira dos bancários.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.